segunda-feira, 1 de junho de 2009

Congresso de Arte Rupestre de São Raimundo Nonato já tem lista de pousadas domicialiares.

Desafio se vence com atitude. Sem estrutura hoteleira suficiente para hospedar a quantidade de turistas que deve visitar São Raimundo Nonato (PI) durante o Congresso Internacional de Arte Rupestre (Global Rock ART), que acontece de 29 de junho a 3 de julho no Parque Nacional Serra da Capivara, uma solução criativa e empreendedora já está em prática: as pousadas domiciliares.

A idéia das pousadas domiciliares já é uma prática do SEBRAE em outros eventos de cultura e gastronomia, como em Pedro II e Campo Maior. O trabalho que vem sendo desenvolvido no Piauí conta com a parceria do Governo do Estado, através da Secretaria de Turismo (SETUR), da Prefeitura Municipal de São Raimundo Nonato, Fundação Museu do Homem Americano (FUMDHAM) e do Ministério do Turismo. “A comunidade científica internacional vai conhecer de perto o Parque Nacional Serra da Capivara. Será uma oportunidade para divulgar mundialmente o potencial turístico e histórico desse destino, que guarda vestígios da passagem dos primeiros habitantes da América naquela região”, avalia Gilson Vasconcelos, gerente da Unidade de Atendimento Coletivo Comércio e Serviços do SEBRAE no Piauí. “Durante o evento teremos ainda estandes montados, tanto na praça quanto no local do congresso, com exposição e comercialização do artesanato produzido na região. Teremos trabalhos de artesãos de São Raimundo Nonato, Caracol, Coronel José Dias e João Costa. Peças do artesanato de Teresina também estarão disponíveis para os turistas”, esclarece Vasconcelos.

O Global Rock ART deve reunir cerca de mil e duzentas pessoas de mais de trinta países, entre cientistas, pesquisadores, arqueólogos, historiadores, estudantes e demais pessoas interessadas em descobrir um surpreendente patrimônio cultural da humanidade.

Nos preparativos do evento, entre as atividades realizadas, acontecem consultorias em casas para formação de um cadastro de pousadas domiciliares. “Estamos conscientizando os proprietários das residências para a necessidade do compromisso de todos para o sucesso desse evento, que deve contribuir para o desenvolvimento do turismo na região. Durante as consultorias são repassadas diversas informações sobre atendimento, higiene, recepção, hospitalidade, entre outros aspectos para garantir serviços de qualidade aos turistas”, declara a gestora do Projeto Desenvolvimento do Turismo Serra da Capivara do SEBRAE no Piauí, Mônica Negreiros. “Até o final deste mês, esperamos ter cadastrado mais de cem casas no sistema de pousada domiciliar, totalizando quase quatrocentos leitos nestes imóveis”, informa Mônica.

Já são mais de cinqüenta casas cadastradas, com diárias que variam de R$ 30,00 a R$ 70,00. As fotos dos imóveis disponíveis para aluguel, com seus respectivos valores podem ser encontradas no site: www.globalrockart2009.com/casas_pt.html. Os interessados podem ainda contatar a Central de Reservas das pousadas domiciliares através do telefone (0XX89) 3582-1940, para chamadas originadas no Brasil; e (0XX5589) 3582-1940 para chamadas de outros países.

O Global Rock Art , Congresso Internacional de Arte Rupestre, é uma realização conjunta da Federação Internacional de Organizações Rock ART; Associação Brasileira de Arte Rupestre e Fundham; com o apoio do Governo Federal; do Governo do Estado do Piauí; Ministério do Turismo; SEBRAE; Parque Nacional Serra da Capivara; Universidade Federal do Vale do São Francisco, Univasf; Universidade Federal do Piauí, UFPI; Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPQ; Petrobrás; Ministério da Cultura; Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, IPHAN; e Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis, IBAMA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário